quarta-feira, 18 de maio de 2011

ALFA I - Sondagem ou Diagnóstico




ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA DA CIDADE  DE DUQUE DE CAXIAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIVISÃO DE SUPERVISÃO EDUCACIONAL
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS
ALFA I
Sondagem ou diagnóstico
                               A sondagem é um dos recursos de que o professor dispõe para conhecer as hipóteses que os alunos ainda não alfabetizados têm sobre a escrita alfabética. É um momento em que também o aluno tem oportunidade de refletir enquanto escrever, com a ajuda do adulto.
                               A sondagem pode ser uma relação de palavras acompanhadas ou não de frases, uma produção espontânea de texto ou qualquer outra atividade de escrita, desde que seja acompanhada de uma leitura imediata do aluno. Por meio da sondagem podemos perceber se o aluno faz ou não relação entre fala e escrita e, se faz, de que tipo é a relação.
                               É de grande valia, para o professor, realizar essas sondagens no decorrer do ano – no mínimo três vezes -, por isso permite conhecer a evolução “histórica” da escrita dos alunos. Trata-se de uma avaliação diagnóstica do processo de aprendizagem do sistema alfabético que não é estática: é o retrato do momento em que foi realizada e pode mudar, inclusive, de um dia para o outro.
                               Sugerimos uma sondagem que compreenda uma relação de palavras e uma frase, considerando o seguinte:
  • A relação de palavras deve-se iniciar com um polissílabo e acabar com um monossílabo.
  • Não deve haver repetição de letras nas palavras.
  • Não se deve ditar palavras “silabando”.
  • Cada palavra escrita deve ser imediatamente acompanhada da leitura do aluno.
  • É importante que o professor registre a escrita e a leitura do aluno, bem como outras informações que julgue relevantes, em uma folha à parte.
  • Na elaboração da frase, deve-se utilizar pelo menos uma das palavras que pertencem à relação, para que se possa observar se há estabilidade na escrita.
  • Devem ser palavras do mesmo campo semântico.
OBS: No Portfólio é fundamental que o professor faça um arquivo das produções mais significativas dos alunos no decorrer do ano, pois isso lhe dará a oportunidade e também ao aluno de conhecer o seu processo de evolução.
 Texto adaptado do material do professor do Programa Ler e Escrever – Guia de Planejamento e Orientações Didáticas: professor alfabetizador – 1ª série. SP: SEE/SP, 2008, v.1, p. 33

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